segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Olhar

Sempre me questionei porque as pessoas dispensam maior atenção para tudo o que esta errado, para tudo que esta destorcido , para o que esta fora de ordem , fora do lugar.
Quando eu era mais nova alguém tomava a atenção por dar mais trabalho no colégio, por ser mais atentado, sair mais vezes do lugar, reprovar um ano. Agora que estou mais velha, não recebo a atenção porque perdi a minha mãe mas tecnicamente não fiquei órfã, ganhei uma filha sete anos mais nova que eu e um marido com quem a minha mãe quem se casou mas a quem hoje divido a preocupação que ele tem com nossas dividas e as dispesas de um lar que eu entendo e percebo, são muitas mesmo.
Tenho um namorado, ele é mesmo um namorado. Sempre fazendo companhia, ouvindo o que não merece quando dou escandalos sobre odiar a maneira como se comportam as pessoas e o rumo que minha vida tem tomado, um rumo que eu não planejei e que por isso não aceito. Atenção sincera a dele, me telefona, diz que me ama e que sente saudades, atenção da qual uma vez reclamei e que hoje, não vivo sem.
É isso, eu sempre lutei por um tantinho mais de atenção. Gostava da minha mãe olhando os meus cadernos e me cobrando uma letra ainda melhor, um capricho maior com meus pertences.
Gostava de como me cobrava que fizesse cafuné até que ela dormisse, sinto saudades de quando dizia: "Beija a mamá"...
No hospital, quando minha mãe ficou internada os enfermeiros eram sempre atentos a cada alteração de um paciente, dela e todas as demais pessoas do andar. Eram numerosos os andares e nunca tinha um leito vazio.
Existem pessoas especializadas para dar atenção à algo ou alguém, eu por exemplo, dispenso atenção à crianças de quatro anos por um período estpulado em contrato, professora de educação infantil que sou, paga para isso e por isso.
Assim? Pagamos para que alguém finalmente nos veja? Pago pelo "olhar" de alguém?
Hoje pensei muito num trecho da música da Legião Urbana, "sempre precisei, de um pouco de atenção, acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto"... É a mais pura verdade, eu sempre precisei,.. E eu tive muita atenção por inumeras vezes e alguns dias.
Hoje são noventa e sete reais para que eu receba atenção quando precisar, tenho um plano de saúde que me confere o poder de adentrar um hospital e exigir que escutem, analisem,verifiquem e solucionem meus problemas.
Pena que nem todos os problemas são dessa natureza, porque fosse assim, cada amigo, cada pessoa na minha vida teria aquela maquineta que registra quando tempo eu passei em atendimento, quando tempo o médico dedicou ao atendimento e como e porque eu fui afinal, atendida.
Não deixo de pagar pela atenção dos médicos, mantenho dessa forma o meu direito de receber. Pagando e recebendo, neste campo estou bem, prontamente, só no dia de hoje fui encaminhada a pelo menos três especialidades, dá pra acreditar?
A única coisa que a doutora esqueceu de me dizer é como manter uma ficha completa em outras instancias da minha vida que mão aquele consultório onde sabem meu nome, idade e endereço apesar de não me visitarem...

2 comentários:

  1. Realmente estas situações são complicadas mesmo... tb já me senti assim... vc precisar pagar para ter a atenção é muito esquisito... a gt espera poder contar com as pessoas que nos rondam para que possam nos ouvir... mas nem sempre isso é possível...

    ResponderExcluir
  2. oi sami eu amo muito vcs, vc deve saber bem disso e qdo digo amo n é da boca p fora n é verdadeiro.
    eu sinto muito por vcs estar passando por essa situação q eu bem sei c é ,mas forças sami,eu sei q vc n acretida muito nessas história q eu e a sua mãe falava, mas escuta ela ta triste, chorando sami, agora eu entendo o pque de toda a tristeza q eu vi no rosto dela, de ver vc tiste.
    n fique assim vc a soso seu pai,tentam viver pensando q ela esta ai ao lado de vcs, e levem a vida c antes n deixe a tristeza e o desespero tomarem conta, eu sei q é dificil,
    mas n é impossível, conversa c a soso, c o seu pai, vc já percebeu q ficou no lugar dela então, imagina o q ela faria e faça.
    se precisa me liga eu sempre vou estar aqui a qualquer hora esperando vcs de braços aberta ta.
    nunca esquecerei da lia c vcs,
    mas ela quer ser lembranda c alegria c ela é..alegre
    bjs bjs adoro vcss
    katia

    ResponderExcluir