domingo, 27 de setembro de 2009

Lugar algum ?

Me disseram que sou muito melhor escrevendo que falando e que as bobageiras que ando pensando poderiam me levar há algum lugar. Eles estavam certos , o primeiro lugar para o qual meus pensamentos me trouxeram foi o meu computador, que graça a uma rede pode ser ligado com todo o restante do mundo.
Basicamente não há mais como se esconder, mesmo que você desligue os seus telefones, que delete seu perfil num site de relacionamento, que n sua residência desconectem-se todos os cabos, por mais perdido que alguém possa ficar, sempre haverá um encontro.
Que seja um encontro com o desconhecido, mas trata-se de um encontro ainda assim.
Algumas vezes eu saio andando a noite, por aí , sem rota, é claro que não desafio meus limites físicos e fico pela redondeza, o bairro onde moro e as ruas pelas quais já passei um pouco mais sóbria que durante as andanças, e querendo me esconder, me encontro com outras pessoas no caminho, não há mais como ficar só.
Se me tranco no quarto deitam-se comigo pensamentos tantos que perco o sono e torno a me reconhecer num mundo onde é impossível não depender, não perguntar, não questionar, não ficar inquieto.
A inquietude me veio dias atrás olhando através da porta do metrô.
Duas crianças brincavam na calçada, era estreita, nenhuma segurança, jogavam as bolinhas de gude e vibravam, foram segundos porque a cada estação existe um instante apenas pra observação acontecer, mas aquele segundo durou um dia inteiro.
Eles brincavam enquanto carros passavam com sua pressa de chegar, eles brincavam e eu os observava pensando no risco, eles brincavam e só.
Sinto saudades de quanto eu só me preocupava com o instante, quando eu não fazia planos e, portanto não me frustrava tanto também.
Sinto saudades de longas conversas com pessoas com quem hoje mantenho diálogos muito básicos de boas normas de convivência e tolerância.
Tem gente que se orgulha de ver a vida com outros olhos, ninguém escreve texto por estar fechando os olhos pra vida, daí que eu sou essa pessoa, eu sou a pessoa que fechou os olhos e que está seguindo os conselhos do Cazuza “Vida louca, vida, vida breve, já que eu não posso te levar, quero que você me leve”.
Uma grande amiga me disse, a vida é uma droga, encare.
Outra disse, a vida é o seu maior presente encare.
E juntando tudo a vida é o meu maior apresente, apesar de estar uma droga, é hora de encarar.
Escrever me faz refletir sobre por onde eu começo...
E se eu não quiser começar por lugar nenhum uma mudança efetiva, deixei pra posteridade a dica de que escrever pode levar você para algum lugar, nem que seja este lugar a cozinha da sua casa onde você apoia na mesa o seu computador e lamenta cheia de nãos rondando a cabeça quanto tempo perdeu sem vontade nenhuma de recuperar seja lá o que for que tenha ficado para trás;
O que é mais triste disso tudo?
Ter consciência de toda a porcaria que eu penso e ainda assim, estar aqui. Esperando o tempo passar como disse uma professora minha de lingüística. “Se você não lê, não estuda, não produz, sente e espere”.
Acho tão mais interessante aquelas pessoas que vão no primeiro curandeiro e se sentem curadas, entram na igreja e saem de La convertidas, que vão ao médico e num segundo sentem-se aliviadas e leves. Inveja dos que as vezes se deixam levar pelos conselhos mal dados de alguém “Tudo vai dar certo”, ah, tem uma clássica que eu não posso deixar de rir a cada vez que alguém pronuncia ou escreve “Se ainda não deu certo é porque não chegou no final”, botequim... Pura filosofia pobre e tola de quem se quer se deu conta de que os pensamentos soltos dos outros são apenas pensamentos soltos dos outros.
Por pior que eu esteja ainda prefiro ficar com os meus pensamentos soltos, de botequim ou não, destes que a gente fica forçando no final da noite quando embriagado pelo álcool ou pelo sono, ao menos eu pensei toda aquela imensidão de besteiras sozinhas, já que você se decide por deixar a vida passar pelo menos não carregue ninguém, pare apenas o seu caminho e que sua imensidão de emoções sejam suas e não colhidas das bonitas frases feitas de autores desconhecidos ou consagrados que se quer sabem o seu nome.
Adoro literatura, os livros são ótimos companheiros, com eles aprendi frases lindas, sou capaz de me recordar sempre que tento traçar linhas como estas, mas de vez em quando, sem vergonha que sou assumo, toda a porcaria escrita aqui é minha, muito minha e de mais ninguém...
Cheguei mesmo a algum lugar, mesmo que lugar algum, problema do seres humanos que dão nomes as coisas “Lugar algum” , não é um lugar ?
Ficamos ai entre o ovo, a galinha o lugar e o lugar algum.

2 comentários:

  1. Mesmo com os "pensamentos soltos", você continua escrevendo muito bem...
    Desistir de mudar já é adotar uma postura. Acho que mesmo quando desistimos, estamos fazendo algo sem querer, se pensarmos por esse lado. Não vou ser clichê e dizer que tudo vai dar certo, pois você foi a pessoa que me ensinou que passar a mão na cabeça de alguém não ajuda. Mas você é uma mulher forte, falo isso com sinceridade. Tem vezes em que perdemos o rumo, mais eis aí a chance de encontrar caminhos que ainda não exploramos.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem o seu tempo, e você sabe o quanto eu que não esta perdida, pois eu existo, e estarei sempre ao seu lado, mesmo que esteja distante carrego vc em meu coração. Mas, saiba que se tornou uma pessoa muito especial para mim, e que amo muito ser seu namorado, dificuldades sempre passaremos, mas a cada dificuldade nos tornamos mais forte para encarar tudo nessa vida, com novos desafios ficaremos mais e mais fortes.
    Venho aqui lhe dizer o quanto sou grato a Deus por ser seu namorado, Um super beijo...

    Te amo!!!

    Nando.

    ResponderExcluir